domingo, 26 de setembro de 2010

Atividades físicas e recreativas - Créditos - Blog Vivi Educadora


Atividades em sala de aula

Canetinha – Material caneta com tampa
Execução – O professor diz “Maria pegue esta canetinha que está com a pontinha para dentro e passe para José com a pontinha para fora”. Maria recebe e passa dizendo: “José pegue esta canetinha que peguei da professora com a pontinha para fora e passe para o João com a pontinha para dentro”.
José diz: “João pegue esta canetinha que peguei da Maria que pegou da professora com a pontinha para dentro e passe para ... com a pontinha para fora” e assim sucessivamente.
Objetivo do Exercício – desenvolver a atenção, percepção, concentração, observação, raciocínio lógico, memorização, formação de conceitos.
Gelatina – Pode ser feita em circulo ou com as carteiras em posição normal.
Execução – O professor pergunta ao aluno que está ao seu lado: “Maria você sabe fazer gelatina?” Maria responde “Não”. O professor diz é assim: “Chacoalha uma das mãos”. Maria pergunta ao colega do lado e assim sucessivamente. Ninguém pode parar de fazer a gelatina. O último volta a pergunta para o professor da mesma forma, o professor reinicia perguntando a Maria se sabe fazer gelatina? E assim: chacoalha as duas mãos e continua um perguntando ao outro, depois chacoalhando uma das pernas, a outra perna, a cabeça, o corpo todo. Não deixando de exercitar a parte do corpo que estava fazendo a gelatina coordenando todo o movimento.
Objetivo do Exercício – desenvolver a motricidade, atenção, desconcentração, coordenação dos movimentos, etc.

O pato – Sentados, carteiras em posição normal.
Execução – O professor pergunta ao primeiro aluno: “José, você viu o pato?” o José responde “Que pato?” O professor diz: “O pato”. José responde: “Haa o pato!” José mantém o mesmo diálogo com o colega do lado e assim sucessivamente. (Quando responder “Haa o pato!” coloca-se o dedinho indicador no rosto). – Primeiro diálogo é mantido normalmente, depois rindo, cantando com gingado, chorando.
Objetivo do Exercício – Liberdade de expressão de sentimentos, dramatização, concentração, percepção, memorização, atenção, etc.

O ganso – Sentados carteiras em posição normal ou em círculo.
Execução – O professor pergunta ao aluno que está ao seu lado ou a sua frente: “José, você viu o ganso?” o José responde “ O que?” O professor diz: “O ganso”. Faz um movimento com o braço como se fosse um ganso. José pergunta a outro colega que está ao seu lado. “Pedro, você viu o ganso?” Pedro responde: “O que?” José pergunta à professora. “O que?” A professora responde fazendo gesto. José responde: “O ganso.” Pedro passa para o outro e assim por diante até o último aluno perguntar para a professora. A única pessoa que sabe quem é o ganso é a professora.
Objetivo do Exercício – Dramatização, raciocínio lógico, descontração, observação, coordenação, Liberdade de expressão de sentimentos, dramatização, concentração, percepção, memorização, atenção, etc. 

Como se sente: Bem, muito bem ou ótimo? - Sentados em círculo um aluno fica no centro, este irá perguntar a um dos colegas como está se sentindo? Bem, muito bem ou ótimo? Se o colega responder BEM, todos trocam de lugar sentando na cadeira do lado direito, se responder que está MUITO BEM, todos trocam de de lugar sentando na cadeira do lado esquerdo e se estiver ÓTIMO todos trocam de lugar cruzando-se ao centro, o aluno que estava no centro tentará sentar no lugar do outro, em seu lugar ficará o colega que não tiver cadeira para sentar. Recomeçar o jogo.
Objetivo: Inter-relacionamento do grupo, união do grupo, desenvolver a atenção, concentração, espírito de competição, raciocínio lógico, agilidade, percepção, observação, memorização, lateralidade.

Conheço o general - Sentados, carteira posição normal. Batendo com as palmas das mãos nas pernas (no ritmo do verso). Conheço General que tinha mil soldados, ele subia morro acima (ficam todos em pé subindo os braços) "A". Ele descia morro abaixo (todos sentam descendo os braços) "B".
Quando estava em cima, estava em cima "A"
Quando estava em baixo, estava em baixo "B"
E quando estava no meio não estava (mãos no quadril) nem em cima "A" nem em baixo "B"
Objetivo: Desenvolver atenção, concentração, equilíbrio, agilidade, coordenação dos movimentos, conceitos referentes a raciocínio lógico, ritmo.

Batata Quente - Sentados (carteiras em posição normal ou em círculo). Batata quente pode ser qualquer objeto ( o apagador, bola de papel etc.)
Execução: O professor entrega a batata para um dos alunos e fica de costas para os alunos cantando. Batata quente, quente, quenten, ... queimou. Enquanto o professor estiver cantando a batata quente, os alunos irão passando a batata entre eles e quando o professor falar queimou, aquele que estava com a batata ficará fora do grupo torcendo para os colegas que continuarão, reinicia o jogo sempre eliminando aquele que foi queimado até chegar ao final do jogo. Vence o que for mais rápido.
Objetivo: Desenvolver a agilidade, ritmo, espírito de competição, cooperação, raciocínio lógico.
Gêmeos Fraternos - O professor seleciona cinco alunos da sala, os demais irão observar e prestar a atenção. Um aluno fica na sala de aula e os outros quatro fora da sala. O professor contará uma história para este que está na sala e que por sua vez deverá captar todo tipo de informação para passar para o colega seguinte, o segundo passará a mensagem para o terceiro, o terceiro para o quarto, o quarto para o quinto e o quinto contará para a classe da forma que recebeu a mensagem. No final a classe irá contar para este quinto colega como aconteceu a história.
Objetivo: Exercitar a capacidade de ouvir o outro, observação, atenção, memorização, esperar a vez de falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário